A professora Mattea Capelli, da Sapienza Università di Roma, apresentou aos participantes do 3º Congresso Anual do IBE o projeto internacional BE Mundus, que tem o apoio financeiro da Comissão Europeia através do programa Erasmus Mundus para concessão de bolsas a estudantes brasileiros e europeus, pesquisadores e administrativos que desejam realizar um período de mobilidade ou licenciatura plena em algumas das melhores universidades do Brasil e Europa. O projeto BE Mundus foi elaborado com base na existente rede de universidades membros do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE).

O BE Mundus tem o objetivo de promover a cooperação entre as instituições europeias e brasileiras através de internacionalização e aumento de qualidade dos cursos de estudo de graduação no Brasil e na Europa; programas de pesquisa conjunta entre Europa e Brasil; e compreensão mútua dos sistemas europeu e brasileiro de educação superior e pesquisa.

O projeto oferece bolsas de estudo para a Europa a estudantes e pesquisadores brasileiros da graduação (sanduíche – 6 ou 10 meses); doutorado (pleno/sanduíche – 6 a 10 meses); pós-doutorado (6 meses) e staff (acadêmico/ administrativo – 1 mês).

Para se candidatar às bolsas de graduação é preciso estar atualmente matriculado na USP, Unicamp, UFRJ, Unesp, UFPB, UEA, UFG, UFPE, UEMA, UFSC e UFSE. Para este nível, são oferecida bolsas em Engenharia e Tecnologia e Educação. Para outros níveis, consulte o site http://www.bemundus.eu/public_files/BeMundus_promotour_PT.pdf

Entre as universidades aptas a receber os estudantes estão a Università degli Studi di Roma “La Sapienza” (Itália); Università degli Studi di Roma “Tor Vergata” (Itália), Universidade do Porto (Portugal); Universidade Nova de Lisboa (Portugal); Vrije Universiteit Brussel (Bélgica), Cardiff Metropolitan University (Grã-Betanha); Karlsruhe Institute of Technology (Alemanha); University of Zagreb (Croácia); Silesian University Of Technology (Polônia).

Os benefícios garantidos aos titulares das bolsas de estudos são ajuda de custo – mil euros por mês para graduação; 1,5 mil para doutorado; 1,8 mil para pós-doutorado e 2,5 mil para staff – ; passagens de ida e volta; seguro de saúde, acidentes e viagem; e pagamento das taxas universitárias na instituição anfitriã.

O prazo para a candidatura de doutorado pleno é até 15 de dezembro deste ano e todos os outros níveis até 15 de fevereiro de 2014.

Para mais informações sobre o BE Mundus acesse o site www.bemundus.eu ou mande e-mail para info@bemundus.eu