O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) estará presente no stand da Comissão Europeia montado em Brasília para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorrerá de 21 a 27 de outubro com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”. O IBE será representado pelo seu coordenador-geral, Moacyr Martucci Jr., que estará às 16 horas do dia 22 de outubro no stand.

Durante a semana serão estimuladas e promovidas em todo o País atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema.

O tema de 2013 foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial das crianças e dos jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

A SNCT 2013 promoverá e apoiará atividades que estimulem a interação entre o esporte, a ciência e a saúde, mostrando ao público como a ciência e a tecnologia são hoje elementos essenciais neste domínio, particularmente nos esportes de alto desempenho. Nesse contexto, as ações da SNCT pretendem explorar a aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes, nos exercícios, nos movimentos e na sua relação com o ambiente externo, do ponto de vista da ciência.

A coordenação nacional da SNCT é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social. Em cada Estado, existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à C&T de cada região. Muitos estados e municípios já criaram suas Semanas Estaduais ou Municipais de C&T, articuladas com a SNCT.