O representante nacional do Euraxess Links Brazil, Paulo Lopes, esteve no 3º Congresso Anual do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), que ocorreu em Florianópolis, para apresentar aos participantes o projeto de mobilidade dos pesquisadores que é de iniciativa da Comissão Europeia. A apresentação foi no dia 10 de outubro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A rede Euraxess Links, que é o braço internacional de Euraxess, fornece uma ampla gama de informações e serviços de suporte aos pesquisadores almejando realizar pesquisa na Europa, sejam estes europeus ou não. Trata-se de uma rede de adesão gratuita, multidisciplinar e aberta a todas as nacionalidades que reúne pesquisadores em todas as fases de suas carreiras.

Um dos objetivos de Euraxess Links Brazil é ajudar os pesquisadores europeus que trabalham no Brasil a manter o contato entre si e com a Europa, garantindo que sejam reconhecidos como um importante recurso para a pesquisa europeia. A rede é também aberta aos pesquisadores, cientistas e alunos brasileiros, e visa promover a cooperação científica entre Europa e Brasil e reforçar a Europa como um destino de excelência na pesquisa científica.

Especificamente útil para os brasileiros prestes a iniciar pesquisas na Europa, inclusive no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, Euraxess Links Brazil trabalha em estreita relação com os centros Euraxess presentes em 40 países europeus.

Tais centros fornecem serviços gratuitos e personalizados aos pesquisadores e às suas famílias, para planejar e organizar sua estadia na Europa. Ajudam especificamente a lidar com questões como alojamento, vistos e autorizações de trabalho, aulas de línguas, escolas para os filhos, segurança social e cuidados médicos.

Serviços oferecidos

No Brasil, o Euraxess Links Brazil desenvolve três tipos de atividades: divulgação de informação, networking de pesquisadores, e organização de eventos promovendo a colaboração científica entre Brasil e União Europeia e a mobilidade dos pesquisadores. Para isso, a rede oferece gratuitamente os seguintes serviços:

– O site da EURAXESS Links Brazil (http://brazil.euraxess.org), que fornece informação sobre oportunidades de financiamento e de fazer pesquisa na Europa, bem como sobre eventos.

– A newsletter mensal, com artigos de interesse para as comunidades científicas europeia e brasileira. Isso inclui informações sobre editais abertos, oportunidades de carreira na Europa e no Brasil, assim como artigos sobre desenvolvimentos relevantes nas áreas da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) na Europa e no Brasil, atividades de cooperação Brasil – Europa, noticias, etc.

– Um grupo no Linked-In chamado EURAXESS Links – International Researchers.

– Uma página Facebook em Português: facebook.com/EuraxessLinksBrasil.

– Eventos de networking voltados aos seus membros e participação em eventos de promoção da mobilidade internacional dos pesquisadores.