Numa iniciativa inserida no âmbito da parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia, a criação do Instituto de Estudos Europeus nasce fruto de uma chamada pública, cujo projeto foi financiado pela Comissão Europeia por um período de 03 anos.

Com o objetivo de maximizar a cooperação bilateral entre o Brasil e a União Europeia para contribuir com o desenvolvimento do ensino superior no País com abordagem de temas de interesse mútuo, foi formado inicialmente por um consórcio de 08 Universidades brasileiras e 07 Universidades europeias.

IBE –USP  Instituto de Estudos Brasil Europa comemora hoje 5 anos (30/11/2015) de atividade. Hoje o núcleo é um NAP (Núcleo de Apoio a Pesquisa) atuando junto à Pro-Reitoria de Pesquisa no apoio na Integração dos Grupos de Pesquisas, Promoção de Projetos e Atividades INTEGRATIVAS dos diversos NAPs e Grupos de Pesquisa da USP, na Promoção de Diálogo Brasil e a comunidade internacional, em particular, mas não limitado, a União Europeia.