IBE-USP recebe visitada embaixadora Ana Paula da delegação da União Europeia no Brasil

Neste dia 22 de junho, o IBE recebeu a visita da Embaixadora Ana Paula Zacarias acompanhada pelo Sr.Nicola Ardito, Primeiro Conselheiro Chefe da seção de Assuntos Comerciais da Delegação da União Europeia no Brasil.

A visita teve como objetivo, o anúncio do fim de sua missão no Brasil, deixando em caráter definitivo o País em breve e fazer um balanço de seu mandato na área do ensino e pesquisa principalmente relacionados à Ciência e Tecnologia.

Estiveram presentes o Coordenador do IBE Prof.Dr.Moacyr Martucci Jr. da Escola Politécnica, Prof.Dr.Kai Lehmann do IRI – Instituto de Relações Internacionais e Prof.Dr. Mauricio Baptista da AUCANI – Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional.

A Embaixadora considera que os Memorando de Entendimentos firmados com a FAPESP e CONFAP poderão ser instrumentos  contínuos de cooperações bilaterais entre Países dos Estados Membros da União Europeia mas, também poderão ser ligados e incorporados ao Programa Horizon 2020.

Foram lembrados Programas como Erasmus Mundus com projetos de mobilidade de professores e estudantes, Programa das Cátedras Jean Monet e outras iniciativas que contribuem para a educação e pesquisa no Brasil e na Europa.

A Embaixadora ainda anuncia que o novo Embaixador será o Sr. João Cravinhos de Coimbra e deverá assumir suas atividades em Setembro próximo.

(Foto: Cecília Matsumura)