Na última chamada promovida no âmbito do 7º Programa-Quadro para a Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (FP7), o Conselho Europeu de Pesquisa (ERC, em inglês) selecionou 287 jovens cientistas de diversos países para receberem bolsas de pesquisa que somam 400 milhões de euros. Entre os agraciados consta um brasileiro. O financiamento é de até 2 milhões de euros para cada projeto e permitirá a cientistas em início de carreira o desenvolvimento de ideias inovadoras no Espaço Europeu de Investigação (EEI).

Os projetos escolhidos abrangem uma ampla gama de temas nas áreas de Ciências Físicas e Engenharia, Ciências da Vida e Ciências Sociais e Humanas, como, por exemplo, a defesa das costas litorâneas contra tsunamis, o desenvolvimento de radioterapia de alta tecnologia que pode, potencialmente, ajudar a pacientes com câncer de cabeça e pescoço, e a investigação em tempo real da poluição do ar por meio da tecnologia GPS, dentre outros.

Comissário para a Pesquisa, Inovação e Ciência, Máire Geoghegan-Quinn, disse que o ERC mudou o panorama da investigação para jovens talentos e elevou o nível da ciência na Europa. Para ele, o ERC é agora um reconhecido padrão de excelência em pesquisa, contribuindo de forma incisiva para o Horizonte 2020.

As chamadas ERC são dirigidas aos melhores pesquisadores de qualquer nacionalidade, baseados ou dispostos a realizar seus estudos na Europa. Nesta chamada foram concedidas bolsas para pesquisadores de 34 nacionalidades diferentes, sediados em 162 instituições diferentes em toda a Europa.

As bolsas permitirão que os cientistas selecionados construam as suas próprias equipes de pesquisa e envolvam a participação de mais de mil pós-doutorados e doutorandos. Segundo os organizadores, a competição teve uma maior participação de pesquisadores do sexo feminino aprovados se comparado aos anos anteriores. A demanda pelo subsídio também aumentou em 50% este ano. A próxima chamada será realizada no âmbito do novo Programa-Quadro Horizonte 2020.

Sobre o ERC

Instituído em 2007 pela União Europeia, o ERC é o primeiro financiamento pan-europeu de investigação de ponta. O objetivo é estimular a excelência científica na Europa, encorajando a competição por financiamento entre os os pesquisadores mais criativos de qualquer nacionalidade e idade. O ERC também se esforça para atrair os melhores investigadores de qualquer lugar do mundo para ir a Europa.

Para mais informações acesse o link http://erc.europa.eu/sites/default/files/press_release/files/press_release_stg2013_results.pdf