Os membros do Comitê Diretivo do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) reuniram-se nesta quarta-feira, dia 9 de outubro, em Florianópolis, para apresentar os resultados obtidos pelas universidades parceiras no último trimestre. O encontro ocorreu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que recebe até sexta-feira o 3º Congresso Anual do IBE “Inovação, Cultura e Sustentabilidade: Desafios para Brasil e Europa”.

A abertura foi feita pelo coordenador-geral do IBE, professor Moacyr Martucci, que informou aos membros do Comitê Diretivo duas ações concretizadas pelo IBE nos últimos meses, que foram a criação do projeto de mobilidade BE Mundus, elaborado dentro do Erasmus Mundus com base na rede de universidades membros do IBE, e Alisios , que tem coordenação da Universidade de Coimbra.

Na reunião representantes das universidades parceiras falaram sobre os resultados obtidos dentro do IBE de acordo com o Quadro Lógico. A USP explicou as atividades de operação e o andamento do programa de Doutorado, que está sendo analisado junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A proposta de Doutorado é intitulada Estudos Brasil-Europa em Políticas para o Desenvolvimento. De caráter transdisciplinar, ela concentra as áreas Sociais e de Humanidades.

A Unicamp apresentou os resultados do 1º Prêmio IBE de Incentivo a Projetos Colaborativos Brasil Europa, que recebeu 23 inscrições de todo o Brasil e premiou as três melhores propostas. Os vencedores irão apresentar seus projetos durante o 3º Congresso Anual do IBE. Também apresentaram seus resultados a Unesp, que coordena o projeto de pesquisa Cinética do Envelhecimento, a UFG (comunicação e disseminação), UFMG (curso de especialização e Colóquio de Tecnologia e Políticas), UFPA, UFPI e UFSC – esta última é responsável pelo 3º Congresso Anual do IBE.

Após a reunião do Comitê Diretivo, as universidades europeias integraram-se ao encontro para compor o Comitê de Assessoramento Estratégico.