A edição de 13 a 19 de Julho do Jornal da USP apresenta destaques do Instituto Brasil -Europa

Leia principais destaques da matéria

Academia integrada com o mundo

Ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa, o Instituto de Estudos Brasil-Europa procura unificar pesquisas da USP e fortalecer a relação acadêmica da Universidade com instituições europeias.

A internacionalização é um tema importante no mundo acadêmico, e por isso a USP vem trabalhando para se tornar cada vez mais presente no cenário mundial. Uma das iniciativas nesse sentido é o Instituto Brasil-Europa (IBE) da USP, um núcleo de Apoio à Pesquisa (NAP) que visa a conectar, interagir, incentivar e promover maior comunicação entre pesquisadores brasileiros e europeus.

O IBE foi iniciado em 2010, em princípio como projeto financiado pela União Européia por um período de três anos. Atualmente, é um NAP que atua ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa, com a parceria de 27 universidades brasileiras e européias. Uma das atividades é a participação no Programa de  Mobilidade Erasmus Mundus da Comissão Européia – vinculado à União Européia-, com projetos de integração e intercâmbio acadêmico. Dentro do Erasmus, um dos projetos é o Be Mundus, que proporciona o intercâmbio de alunos, docentes e funcionários – tanto no sentido Brasil-Europa quanto auxiliando na vinda de europeus para o Brasil.

“ A União Européia quer que as pessoas conheçam a Europa e sua cultura e que os europeus conheçam o resto do mundo”, diz o Professor Moacyr Martucci, coordenador do IBE.

Acesse a matéria na íntegra AQUI

Professor Moacyr Martucci e Cecília Matsumura – IBE

Foto: Cecíclia Bastos