A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre nesta quarta-feira (9 de outubro), às 19 horas, o 3º Congresso Anual do IBE “Inovação, Cultura e Sustentabilidade: Desafios para Brasil e Europa”, que reunirá até o dia 11 de outubro cerca de 20 pesquisadores europeus e brasileiros em cinco mesas redondas. Haverá transmissão ao vivo do evento no link.

A conferência de abertura será realizada pelo embaixador José Viegas Filho. Também devem participar da cerimônia a reitora da UFSC, Roselane Neckel; o coordenador geral do IBE, professor Moacyr Martucci; a embaixadora Carmem Lídia Richter Ribeiro Moura, que é chefe do escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores em Santa Catarina; Augusto de Alburquerque, que é ministro-conselheiro e chefe da Sociedade de Informação e Mídia da Delegação da União Europeia no Brasil; e Filipe Mello, secretário executivo de assuntos internacionais do governo do Estado de Santa Catarina.

Ao todo serão quase 20 pesquisadores e autoridades de governo que irão integrar cinco mesas redondas. A primeira delas, no dia 10 de outubro, será sobre Tecnologia, Inclusão e Sustentabilidade. Em seguida os estudiosos discutem “Tecnologia, Saúde e Qualidade de Vida” e “A Interdisciplinaridade na universidade do futuro”. O último dia terá duas mesas: “Cultura e imaginação: diversidade e multiculturalismo” e “Inovação: Desafios para o Brasil e Europa”.

Durante o evento os participantes também irão conhecer os três vencedores do 1º Prêmio IBE de Incentivo a Projetos Colaborativos Brasil Europa.