Um conceito idealizado na década de 1980 no MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos Estados Unidos, está sendo pesquisado e desenvolvido por professores da Escola Politécnica (Poli), da Escola de Comunicações e Artes (ECA) e da Faculdade de Direito (FD), da USP. A chamada Internet of Things (Internet das Coisas), ou IoT,  é abordada por diversos núcleos de pesquisa ao redor do mundo, principalmente na última década.

No início de julho, o Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) fechou parceria com o  Fórum de Competitividade de IOT (Internet Of Things/Internet da Coisas). Entre os objetivos do Fórum estão mostrar a importância da IoT para a sociedade em geral;mostrar o que está acontecendo com essas tecnologias no mundo e motivar a sociedade para que o Brasil seja um participante global nesse segmento.