O Comitê Científico do 2º Congresso Anual do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) reuniu-se no dia 23 de novembro na Universidade Federal do Pará (UFPA) para discutir a programação do evento, que será realizado de 6 a 8 de março em Belém. O encontro teve a participação do coordenador do Congresso, Flávio Nassar (UFPA); Lindalva J. Moraes (UFPA), suplente do Comitê Diretivo do IBE; Ana Maria Gomes (UFMG), Mônica Salomón (UFSC) e Hilton Pereira da Silva (UFPA) – estes últimos representantes do Comitê Científico.

Com o tema “Como fazer avançar a inclusão em um mundo que cria novos excluídos?”, o Congresso trará mesas e painéis com estudiosos renomados de instituições de ensino do Brasil e da Europa. Entre os painéis previstos estão Perspectivas de Inclusão; Exclusão/Acesso à Informação; Exclusão/Inclusão Econômica; Exclusão/Inclusão Social; O Mundo fala da Amazônia e a Amazônia fala para o Mundo.

O painel sobre Perspectivas de Inclusão vai discutir a questão histórico-cultural, além de abordagens filosófica e jurídica sobre o tema central do Congresso. Já o painel “Exclusão/Acessão à Informação” abordará as políticas públicas para o acesso à informação no Brasil. Também serão discutidas a questão da censura e do controle sobre as informações na internet, bem como a propriedade intelectual e os softwares livres.

Dentro do painel Exclusão/Inclusão Econômica, a ideia é que sejam mencionados os programas de inclusão econômica do governo federal nos últimos anos e políticas públicas para amenizar as disparidades econômicas na sociedade brasileira.

O último painel, “O Mundo fala da Amazônia e a Amazônia fala para o mundo”, discutirá as questões da Amazônia sob a perspectiva política de inserção no processo de globalização e a repercussão para os amazônidas e para o resto do Brasil e do mundo.

O Congresso vai ocorrer no auditório do curso de Auditório do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, com capacidade para 320 pessoas. As inscrições serão abertas em janeiro. Entre no nosso site para conferir as próximas novidades.