No dia 04 de Maio, representantes da Delegação da União Europeia no Brasil e do IBE-USP foram recebidos no LNCC Laboratório Nacional de Computação Científica em Petrópolis, RJ por seu Diretor Augusto C. GADELHA Vieira e sua equipe para explorar futura cooperação em HPC (High Performance Computing) com a União Europeia.

LNCC se consolidou como instituição líder em Computação Científica e Modelagem Computacional no País, atuando como unidade de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico do MCTIC e como órgão governamental provedor de infra-estrutura computacional de alto desempenho para a comunidade científica e tecnológica nacional.

A União Europeia, reconhece o nível de qualidade e pesquisa de ponta com interação e parcerias de diversas instituições europeias, acreditando na parceria estratégica com o Brasil na formação de um eco sistema em HPC com Centros de Pesquisa de Excelência Mundial.

Prof.Moacyr Martucci do IBE-USP e NCP (National Contact Point) brasileiro para o Programa Horizon 2020 da Comissão Europeia enfatiza que HPC deve estar entre os temas prioritários no Diálogo Brasil-União Europeia.

Após a reunião foi feita uma visita as instalações do supercomputador Santos Dumont, considerado o maior em sua categoria na América Latina.