Em visita à Universidade de São Paulo (USP) no dia 22 de novembro, representantes de universidades holandesas tiveram oportunidade de conhecer as propostas do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE). O professor José Alfredo Gomes Arêas, coordenador da classe de atividades de pós-graduação do IBE, recebeu o reitor da Univeristy of Twente, Ed Brinksma, e o presidente do Conselho Executivo da Eindhoven University of Technology.

Durante os encontros, Arêas citou a estrutura do IBE e a participação de 28 universidades no projeto, incluindo parceiras, afiliadas, associadas e apoiadoras. Arêas informou também sobre o principal objetivo do instituto, que é contribuir para fortalecer a educação superior no Brasil e promover o conhecimento múto entre as instituições e sociedades do Brasil e da União Europeia, por meio de uma ação cooperativa envolvendo atividades de estruturação e operação, de diálgo, acadêmicas, de pesquisa e de extensão à comunidade. O reitor Brinksma manifestou interesse na filiação da University Twente ao projeto.

O professor Arêas aproveitou a oportunidade para destacar o programa de Doutorado transdisciplinar em Políticas Públicas Comparadas Brasil/Europa, o qual apreenderá experiências europeias capazes de influenciar o desenvolvimento de políticas públicas brasileiras nos seguintes tópicos: envelhecimento e bem-estar; diversidade cultural; tecnologia da informação e comunicação; energia, sustentabilidade, meio ambiente e desenvolvimento humano; democracia e governança; desenvolvimento econômico sustentável; e ciência, tecnologia e inovação.

No dia 21 de novembro o coordenador-geral do IBE, Moacyr Martucci Jr, recebeu a visita de A.C.Hemerijick, reitor da VU University Amsterdam. Na oportunidade foram apresentados detalhes do instituto e de seu futuro programa de Doutorado. No mesmo dia o coordenador-geral do IBE recebeu com o mesmo objetivo Chris van den Borne e Wim Boomkamp, diretor e presidente da Saxion University of Applied Sciences, respectivamente.