A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizará nesta terça-feira (20 de novembro) o 3º Ciclo de Debates- Diálogos Brasil no Mundo, tendo por base o Termo de Parceria Estratégica firmado entre as duas partes. Os participantes debaterão as relações birregionais Mercosul – União Europeia.

Foram convidados para proferir palestras a chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, embaixadora Ana Paula Zacarias o professor de Relações Internacionais das Universidades de Brasília e Católica, Carlos Eduardo Vidigal; o representante da Fundação Konrad-Adenauer no Brasil, Felix Dane; e um representante do Ministério das Relações Exteriores. Os objetivos do Termo de Parceria são o fortalecimento da parceria econômica, social e ambiental para promover o desenvolvimento sustentável; a promoção de cooperação regional e de ciência, tecnologia e inovação, além do intercâmbio entre os povos.

De acordo com a deputada Perpétua Almeida (PC do B- AC), autora de requerimento para a realização dos debates, os participantes farão um balanço da aplicabilidade dessas metas e sugerirão futuros aperfeiçoamentos que adensem mais ainda as relações bilaterais entre Brasil e União Europeia. Na outra parte das discussões, sobre as relações birregionais entre Mercosul e União Europeia, será abordada a extensão do bloco sul-americano, com a entrada recente da Venezuela e o provável ingresso de Chile e Bolívia.

A deputada lembra que o Mercosul vem mantendo uma agenda intensa de contatos e negociações comerciais com a União Europeia, “como resultado do crescente interesse que seus êxitos despertam em outras nações, especialmente após a crise econômica que assolou o mundo a partir de 2008”. Ainda de acordo com Perpétua, “a crise exigiu uma mudança de paradigmas por parte de governos e de empresas”. Os debates serão realizadas às 14 horas no Plenário 3.

 

(Fonte: Agência Câmara de Notícias)