Comissão Europeia irá lançar chamada de Cooperação Internacional com o Brasil   sobre biocombustíveis avançados lignocelulósicos

 

A chamada coordenada visa explorar as sinergias entre o Brasil e a Europa em termos de conhecimentos científicos e recursos em temas relacionados aos biocombustíveis avançados através da implementação de projetos coordenados, cuja implementação deste tópico ainda está sujeita a conclusão de um acordo com as autoridades de fomento brasileiras.

As propostas deverão abordar, onde sinergias adequadas entre tecnologias novas e existentes, abordagens regionais e outros aspectos sócio econômico e ambientais. A análise do ciclo de vida deve ser realizada e os desafios enfrentados são:

  •  Gaseificação do bagaço para produção de gás de síntese e avançados de combustíveis líquidos, incluindo os biocombustíveis para a aviação.
  •  A pesquisa aplicada à biomassa logística de produção e pesquisa aplicada para a diversificação de matéria-prima para biocombustíveis avançados.
  •  Desenvolvimento de novas tecnologias de fermentação e separação para os biocombustíveis líquidos avançados e pesquisa aplicada para aumentar a eficiência energética dos processos de biocombustíveis avançados.

Os projetos brasileiros e europeus devem estar alinhados, ter a mesma data de início, a mesma duração – até 5 anos e alto valor científico.

A organização de financiamento brasileiro para este tema é FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)  

Fonte da informação:  Comissão Europeia