Dentro dos Diálogos Setoriais – uma dinâmica de cooperação entre a União Europeia e países emergentes que visa o intercâmbio de conhecimentos e experiências em áreas de interesse mútuo – o Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) participou entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro da missão “A contribuição da Academia para o Desenvolvimento Regional” na Europa.

O convite feito pelo Ministério da Integração Nacional teve o intuito de debater com instituições de Paris, Turim e Barcelona questões da relação da Universidade com o seu entorno, atividade que contribui para o objetivo específico do IBE e para possíveis sugestões de politicas públicas que reduzam desigualdades.

A missão consistiu em visitas à Paris I-Sorbonne, governo da Île de France, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Politecnico di Torino, Bureau of Research on Innovation, Complexity and Knowledge (BRICK), Fundación Conocimiento y Desarrollo (CyD) e Asociación Catalana de las Universidades Publicas (ACUP).

A atual política do Ministério consiste no apoio aos centros de pesquisa brasileiros de regiões menos desenvolvidas para uma melhor integração nacional. E as possibilidades de cooperação europeia à promoção desses centros de graduação e pós-graduação baseiam-se no intercâmbio de informações, troca de artigos científicos, intercâmbio de professores e alunos visitantes.

A próxima atividade será a I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional entre os dias 18 e 22 de março de 2013.