O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) realizada de 9 a 11 de outubro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o 3º Congresso Anual do IBE, que este ano tem como tema Inovação, Cultura e Sustentabilidade: Desafios para o Brasil e Europa. A programação completa e o formulário de inscrições estão disponíveis no link

A proposta do evento é discutir os conceitos citados dentro das cinco grandes áreas temáticas do IBE: Saúde e Biologia; Políticas; Ciências Sociais; Humanidades e Artes; Tecnologia; e Ciências.

Professor do Centro de Ciências Agrárias da UFSC e coordenador do Congresso, Paulo E. Lovato explica que a comissão organizadora buscou incluir na programação as discussões mais avançadas de cada área, convidando pesquisadores renomados do Brasil e da Europa para trocarem experiências e proporem ações colaborativas. “O Congresso será uma oportunidade de definirmos prioridades. Acredito que definiremos melhor muitos dos desafios que o Brasil e a Europa enfrentam, cada qual dentro de sua atual realidade. A Europa precisa, por exemplo, pensar em termos de recuperação de competitividade no atual contexto internacional, enquanto nosso País está preocupado em achar soluções para o problema de produção e preservação do meio ambiente”, destacou. Em ambos os locais as questões de diversidade e inclusão também são prementes.

Ao todo serão quase 20 pesquisadores e autoridades de governo que irão integrar cinco mesas redondas. A primeira delas, no dia 10 de outubro, será sobre Tecnologia, Inclusão e Sustentabilidade. Em seguida os estudiosos discutem “Tecnologia, Saúde e Qualidade de Vida” e “A Interdisciplinaridade na universidade do futuro”. O último dia terá duas mesas: “Cultura e imaginação: diversidade e multiculturalismo” e “Inovação: Desafios para o Brasil e Europa”.

A conferência de abertura, que está programada para a noite de 9 de outubro, será realizada pelo embaixador José Viegas Filho. Durante o evento os participantes também irão conhecer os três vencedores do 1º Prêmio IBE de Incentivo a Projetos Colaborativos Brasil Europa.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do IBE)