O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) participou em Bruxelas da 6ª reunião do Comitê Diretivo do Acordo Bilateral de Ciência, Tecnologia e Inovação Brasil-União Europeia, realizada entre os dias 26 e 27 de junho pela Comissão Europeia.

O IBE integrou a Delegação Brasileira tendo como representante seu coordenador-geral, professor Moacyr Martucci Jr., que apresentou o tema Políticas de Inovação e Instrumentos brasileiros (baseado no Position Paper-IBE discutido no Workshop de Bolonha). O plano tem como foco as parcerias bilaterais entre o Brasil e a União Europeia no âmbito das Políticas de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

A Delegação Brasileira foi liderada pelo embaixador Benecdito Fonseca Filho, diretor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e teve representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Comissão Inter-ministerial para os Recursos do Mar; universidades e setor privado.

A Delegação Europeia foi liderada pelo diretor-geral ajunto de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia, Rudolf Strohmeier, e composta por representantes de direções-gerais de Pesquisa e Inovação; da Agricultura, Pesca e Assuntos Marítimos; Tecnologia da Informação e empresas.

Na reunião as delegações se propuseram a intensificar a cooperação nas áreas de pesquisa marinha; segurança alimentar; agricultura sustentável e bioeconomia; energia e nanotecnologia. Também foram criados grupos de trabalho específicos com a missão de envolver os participantes nos processos e avaliação e identificação de ações conjuntas.

O encontro serviu ainda para a troca de informações sobre as atividades de cooperação que são desenvolvidas entre o Brasil e a União Europeia e a possibilidade de avançar em áreas como Saúde, Tecnologia da Informação, Transportes e Fusão Nuclear.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do IBE)