Os coordenadores de áreas do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) reúnem-se nos dias 29 e 30 de maio em Bologna, na Itália, para discutir e elaborar o texto final do Position Paper do IBE como fechamento das atividades de diálogos, coordenadas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A reunião será realizada na Università di Bologna, uma das universidades europeias afiliadas ao IBE. Em 31 de maio a unidade recebe também o Comitê de Assessoramento Estratégico (CAE) do instituto.

O Position Paper descreve as ações do IBE com o intuito de fortalecê-lo como interlocutor das universidades. O documento será enviado no dia 17 de junho para o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e para a Delegação da União Europeia em Brasília, para ser apresentado posteriormente no encontro do Comitê Diretivo de Cooperação Brasil-União Europeia.

Para a elaboração do Position Paper, cada área de conhecimento será responsável por um capítulo específico. A Universidade de Campinas (Unicamp) responde pela área de Ciências Sociais, Humanidades e Artes; Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) por Saúde e Biologia; Universidade de São Paulo (USP) por Tecnologia e Ciências e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por Políticas. Os capítulos de introdução e considerações finais estão a cargo dos professores Ivan Mendonça (UFMG) e Thomas Owens (Brunel University).

Veja também informações também no site da Università di Bologna http://www.unibo.it/IRTBrasil/NewsAndEvents/Events/2013/05/Workshop_IBE_2013.htm