Durante o mês de maio, Brasília terá a chance de descobrir os diversos Olhares sobre a Cidadania apresentados por pensadores, artistas e produções europeias. É a Semana da Europa, que promove até o dia 22 de maio festival de cinema, concertos, regatas, torneios esportivos, festival gastronômico e seminário que se propõem a discutir a cidadania em suas várias facetas.

Esta é nona edição do evento que anualmente movimenta a capital federal – mas a Semana da Europa se estenderá também ao Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. A organização da Semana da Europa em Curitiba foi feita por consulados gerais, casas de cultura e institutos.

A Semana da Europa é celebrada desde 2004, para marcar a passagem do Dia da Europa – 9 de maio – criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França. Na declaração, Schuman propôs uma nova forma de cooperação política para a Europa, que tornaria impensável uma nova guerra entre os países europeus. A declaração é considerada o início do que é hoje a União Europeia.

A realização da Semana da Europa é da Delegação da União Europeia, EUNIC – European Union National Institutes for Culture, representado no Brasil por Instituto Gœthe, Cultura Inglesa, Instituto Cultural da Dinamarca, Instituto Cervantes, Aliança Francesa e Instituto Camões – e Embaixadas dos PaÍses Membros da UE (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, França, Hungria, Irlanda, Países Baixos, Polônia, Portugal, Republica Tcheca, Suécia).

A programação conta com 16 filmes recentes de diversos países no Festival de Cinema Europeu, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil; o tradicional Concerto Europeu que este ano apresenta o solista francês Frédéric Pelassy, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, sob a regência do austríaco Vladimir Prado; eventos esportivos como o jogo de futebol beneficente que coloca em confronto diplomatas da União Europeia e parlamentares brasileiros, Corrida Europeia, Regata da Europa e Torneio de Tênis; Seminários em Brasília, Rio de Janeiro e Belo Horizonte; Festival Gastronômico ; e muito mais.

Confiram a programação no site oficial da Semana da Europa.