O representante da Fundação Konrad Adenauer no Brasil, Felix Dane, visitou em 12 de março o Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) com o propósito de conhecer o projeto e analisar possíveis parcerias para o futuro. O encontro teve a participação do coordenador-geral do IBE, professor Moacyr Martucci, que falou sobre os princípios de inovação e interdisciplinaridade que norteiam o instituto.

A Fundação Konrad Adenauer está presente fisicamente em 83 países e desenvolve atividades em 120 no total. No Brasil, suas ações tiveram início em 1969, período em que trabalhou pela democratização no País e tornou-se centro de pesquisa. A fundação política trata de programas regionais relacionados com a criação de redes de excelência na América Latina, especificamente no Chile, Uruguai e Peru.

Entre os tópicos que desenvolve estão: Estado de Direito e juízes do Supremo Tribunal Federal (Colômbia); Economia Social de Mercado – Responsabilidade Social de Empresas e Estado (China); e Energia, Clima e Meio ambiente (Brasil). Em solo brasileiro, destaca-se a criação de uma rede com as diversas secretarias de meio ambiente das capitais brasileiras.

Durante o encontro, o professor Moacyr Martucci aproveitou para convidar o representante da Fundação Konrad Adenauer para o 3º Congresso Anual do IBE, marcado para ocorrer em Florianópolis (SC) em outubro. Felix Dane, por sua vez, estendeu convites ao IBE para participar ao longo do ano de conferências e workshops na Europa e no Brasil.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do IBE)