O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) abre nesta quarta-feira (6 de março), às 19 horas, seu 2º Congresso Anual, que este ano tem como tema “Avançando na Inclusão”. O evento vai reunir durante três dias renomados estudiosos que terão o desafio de responder a questão “Como fazer avançar a inclusão em um mundo que cria excluídos?”.

Na abertura, que ocorre no Centro de Eventos Benedito Nunes, da UFPA, estarão presentes a embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, o coordenardor do IBE, professor Moacyr Martucci, o reitor da UFPA, Carlos Edilson de Almeida Maneschy, o coordenador do Congresso, professor Flávio Nassar, e o reitor da UFMG, Clélio Campolina Diniz – este último fará a conferência de abertura com o tema “Globalização e a Amazônia: exclusão ou inclusão?”.

Ao todo serão cinco mesas de debate com os seguintes temas: Perspectivas de Inclusão, Exclusão/Acesso à Informação, Exclusão/Inclusão Econômica, Exclusão/Inclusão Social e a Amazônia. O 2º Congresso Anual abrigará ainda uma exposição fotográfica de jovens paraenses.

Entre os quase 20 nomes confirmados para o evento estão Tullo Vigevani, professor da Unesp nas áreas de Ciências Políticas e Relações Internacionais; Roberto Vecchi, doutor em Estudos Portugueses e Brasileiros e professor de Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade de Bolonha (Itália); Augusto Albuquerque, da Delegação da UE no Brasil, e Alexandra Lopes, da Universidade do Porto (Portugal).

Encontro de estudiosos

O coordenador do Congresso, Flávio Nassar, acredita que o 2º Congresso do IBE será uma oportunidade para que todas as universidades parceiras, associadas e afiliadas ao IBE troquem impressões e contribuam com propostas para minimizar a exclusão. “O IBE é uma iniciativa louvável da União Europeia. Ao fazer este Congresso estamos buscando resgatar o compromisso de intercâmbio de conhecimento que nasceu com as universidades”.

Sobre o tema principal do Congresso, “Avançando na inclusão”, Flávio Nassar avalia que é importante ao buscar soluções para a exclusão de forma crtíca. “A exclusão social é um desafio da nossa civilização cristã-ocidental, que nasceu e fundou-se na utopia de que todos são iguais. Contrariamente a essa utopia, vemos que a exclusão é uma realidade cotidiana”, observa. “Nesse momento de grandes avanços tecnológicos, além de não ter resolvido os problemas da exclusão, estamos agora criando novos excluídos. O Congresso quer discutir isso e pensar alternativas para mitigar a exclusão”, afirma.

Serviço:

2º Congresso Anual do Instituto Brasil Europa (IBE)

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, Câmpus Belém da UFPA

Abertura: 6 de março, às 19 horas

Período: entre 6 e 8 de março

Mais informações podem ser obtidas no site http://congressoanualibe.com.br/.