O Conselho Nacional de Agências de Financiamento do Estado – CONFAP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) convidam pesquisadores do Brasil a buscar colaborações de pesquisa com Pesquisadores Principais já apoiados por bolsas do Conselho Europeu de Pesquisa (ERC) financiadas pela UE.

Com esta chamada, pesquisadores brasileiros de diversas áreas científicas têm a possibilidade de realizar visitas de pesquisa e integrar temporariamente equipes de ERC na Europa. Os intercâmbios científicos podem começar no primeiro semestre de 2023 e podem ser realizados em um prazo mais longo (ou seja, com duração de 6 a 12 meses) ou divididos em visitas múltiplas e mais curtas (ou seja, para realizar experimentação conjunta ou atividades de pesquisa semelhantes).

Os pesquisadores elegíveis do Brasil continuarão a receber seus salários e/ou bolsas de acordo com seus termos e condições institucionais. As Financiadoras Estaduais Brasileiras participantes da presente chamada ou CNPq darão suporte para despesas de viagem.

Em 2022, 616 projetos financiados pelo ERC manifestaram interesse em receber pesquisadores do Brasil.

Pesquisadores visitantes do Brasil que serão incorporados às equipes de pesquisa dos Pesquisadores Principais financiados pelo ERC (na Instituição Anfitriã do projeto ERC) durante a visita podem receber apoio da bolsa ERC, e esse financiamento deve ser negociado e definido pelos Pesquisadores Principais financiados pelo ERC e pelos pesquisadores do Brasil.

Esta chamada está aberta até 15 de dezembro de 2022.

Mais informações acesse:  https://confap.org.br/news/wp-content/uploads/2022/09/CHAMADA-ERC-CONFAP-CNPq_2022.pdf