O que o ERC oferece para pesquisadores brasileiros?

 

1. Regimes de financiamento do ERC

Pesquisadores brasileiros, independentemente do local de trabalho atual, podem pleitear 3 tipos de subsídios ERC:

– ERC Starting Grants (StG): para jovens investigadores interessados em fazer a transição entre trabalhar com um supervisor e se tornar um investigador independente ,2-7 anos após a concessão do PhD.

– ERC Consolidator Grants (CoG): para pesquisadores que querem estabelecer sua equipe de pesquisa  excelência já independente. Cientistas, 7-12 anos após a concessão do PhD.

– ERC Advanced Grants (AdG): para líderes de pesquisa sênior.

Proof of Concept Grants (PoC): Os bolsistas do ERC podem solicitar financiamento adicional – Proof of Concept (PoC), para explorar o potencial de inovação dos seus resultados de investigação.

Os diferentes esquemas de financiamento do ERC são apresentados na figura abaixo:

As chamadas ERC são anuais. 

Calendário das próximas chamadas: https://erc.europa.eu/calendar-upcoming-calls

 

2. Realizar pesquisa (PhD ou pós-doc) como membro da equipe do ERC

Bolsistas ERC podem empregar pesquisadores  de qualquer nacionalidade como membros da equipe em seus projetos. Em uma mesma equipe pode haver mais de um representante de um mesmo país.

Como encontrar um emprego nas equipes do ERC? Os bolsistas do ERC são encorajados a publicar vagas nas suas equipes no portal EURAXESS Jobs, https://euraxess.ec.europa.eu/  marcando-as com as palavras-chave: "European Research Council". Utilizando a ferramenta de busca no site, pode-se encontrar as vagas disponíveis nas equipes do ERC na Europa.