A coordenação da Classe de Diálogos do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), sob responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), iniciou os preparativos para o 3º Congresso Anual do IBE, marcado para ocorrer dos dias 9 a 11 de outubro em Florianópolis. O tema do novo Congresso será “Desenvolvimento sustentável: desafios para o Brasil e a Europa”.

O objetivo da iniciativa é promover a troca de experiências nos temas de interesse do Brasil e da União Europeia para enfrentar os desafios do desenvolvimento e contribuir para a construção de sociedades mais igualitárias. Em reunião realizada na terça-feira (12 de março) a coordenadora do evento, professora Mônica Salomón (UFSC), e o coordenador-geral do IBE, professor Moacyr Martucci (USP), discutiram a programação preliminar do Congresso que, possivelmente, será aberto com uma conferência sobre desenvolvimento sustentável.

Outras quatro mesas com a participação de dois estudiosos e um coordenador-relator cada, seguidas de discussões, também estão sendo cogitadas. Foram sugeridas mesas com os seguintes temas: desenvolvimento social; desenvolvimento científico e tecnológico; desenvolvimento econômico; políticas para o desenvolvimento e universidade do futuro. Também foi proposta uma mesa de encerramento com relatos, sugestões e conclusões. A definição da programação será realizada pelo Comitê Científico do Congresso, coordenado pela UFSC.

Exposição de posters

Paralelamente às atividades do 3º Congresso Anual, o IBE propõe fazer uma exposição de posters de projetos que Brasil e União Europeia têm em comum em diversos âmbitos. As propostas deverão ser encaminhadas para análise à coordenação do evento.

No dia anterior ao início do evento, o IBE pretende realizar ainda workshop integrado e aberto ao público para discutir sobre o Programa Horizon 2020 e o Plano Brasil 2022, além do andamento do Position Paper do instituto.