A CIÊNCIA DE PONTA INTERNACIONAL É FORTALECIDA COM ACORDO ENTRE ERC (EUROPEAN RESEARCH COUNCIL) E A CONFAP
Uma iniciativa que irá promover a colaboração internacional entre os pesquisadores brasileiros e a ERC (European Research Council) foi lançada em Bruxelas. O Comissário para pesquisa, Cieência e Inovação da Comissão Europeia Sr.Carlos Moedas e o Presidente do Conselho Nacional das Agências de Financiamento do Estados (CONFAP) sr.Sergio Luiz Gargioni, assinaram o acordo na presença do Prof.Klaus Bock, Vice presidente do ERC.
Este acordo é definido para encorajar jovens cientistas brasileiros para se juntar ao ERC, condutor de pesquisa de fornteira através da Europa. Por ocasião da assinatura o Comissario Moedas disse "O acordo assinado hoje é uma notícia feliz para a ciencia mundial e sobretudo se alinha com a nossa estratégia "open to the Word". A ciência de ponta é inerentemente internacional e esta iniciativa irá incentivar esse objetivo trazendo jovens talentos brasileiros a unir forças como bolsistas do ERC em toda Europa, o que ajudará a alavancar suas pesquisas e dar-lhes a oportunidade de ganhar experiência internacional. Ele vai beneficar clarlamente ambas as equipes, Brasileira e europeia e as mentes brilhantes provenientes do Brasil".
O Prof.Klaus Bock também se manifestou a respeito desta iniciativa: "Estamos muito satisfeitos com estes novos acrdos, uma das iniciativas lançadas ao redor do mundo nos últimos anos. É claro para ERC que sabe que o talento científico precisa interagir e trabalhar em estreita colaboração. A troca de conhecimento científico com nível de excelência e extremamente valiosa e leva a mais distante os avanços científicos onde beneficiará a todos".