Trans-nacional co-operação entre NCPs para Cooperação Internacional

O caso do Brasil

As atividades de apoio para aumentar a conscientização e promover Horizon 2020 no Brasil foram realizados através da Delegação da União Eropeia em Brasília e com o apoio da BBICE+ projeto bilateral e a EURAXESS. O Conselho Nacional de Desenvolvimento  Científico e Tecnológico (CNPq) representa um suporte essencial.

Principais Mudanças

O primeiro problema para a participação dos pesquisadores brasileiros no Horizon 2020 é que o Brasil é considerado um dos terceiros países que não podem receber financiamento EC.

O outro problema relevante para os pesquisadores brasileiros é a falta de NCPs nomeados para o Horizon 2020 porque a estrutura NCP está em processo de estruturação, mas não é eficaz, ainda.

Possíveis Soluções e Conclusões

A primeira ação a ser implementada para aumentar a integração do Brasil no âmbito do ERA e para o aumento da participação brasileira com horizon de 2020, é descobrir o problema do financiamento e identificar uma maneira de apoiar as pesquisas.

A organização do workshop com um foco relevante sobre as áreas prioritárias definidas no âmbito do diálogo bilateral pode representar uma possível forma de melhorar a cooperação brasileira com a União Europeia e a ERA, bem como a integração dos atores com o objetivo de melhorar o fluxo de informação e divulgação.

As principais áreas relevantes que a network ERC Brasileira devem focar são: ICT, pesquisa marinha, a segurança alimentar, agricultura sustentável e bio-economia, energia, ERC e JRC.

Ilustração: H2020 Mudanças Sociais.