horizon2020-prezi

O Coordenador do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), prof. Moacyr Martucci Jr, o Chefe do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Delegação da União Europeia no Brasil, Conselheiro Piero Venturi, juntamente com o Coordenador do Projeto BBice Plus o Sr. Guillaume Ernst, receberam  no Anfiteatro Prof. Dr. Paulo Ribeiro de Arruda da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) no dia 12 de dezembro de 2013, representantes da Academia, da Industria, de órgãos governamentais e  de entidades representativas de diversos segmentos, para o Evento de lançamento do Programa Horizonte 2020.

Após abertura, o Conselheiro Piero Venturi apresentou o novo instrumentos da União Europeia de co- financiamento de projetos voltados para C&T e seus mecanismos de funcionamento que, diferente do Programa antecessor (FP7),que contém importante componente de inovação em todas as áreas da pesquisa.

Esteve presente também, o Sr. Paulo Lopes, representante do projeto EURAXESS, que fez uma breve apresentação de outra iniciativa da Comissão Europeia criado para promover e auxiliar no desenvolvimento de carreira  e mobilidade de pesquisadores.

O ponto máximo do evento foi a apresentação da experiência de pesquisadores participantes de projetos colaborativos com a Comissão Europeia do ponto de vista da  Academia, centro de pesquisa e da Pequena e Média Empresa , foi aberto a palavra ao público para dúvidas e colocações.

palestras:

1) Promoting cooperation in research and innovation between European Union and Brazil

2) EURAXESS Researchers in Motion

3) Horizon 2020 – The New EU Framework Programme for Research and Innovation