Lançado no dia 29/11/2010 na sala do CO da Universidade de São Paulo, o IBE foi  financiado pela Comissão Europeia por um período de 03 anos com o valor de 3,0 milhões de Euros. Constituído inicialmente por um consórcio de 08 Universidades brasileiras e 07 Universidades europeias e Coordenado pela USP. Hoje opera como um Núcleo de Apoio à Pesquisa junto à Pro Reitoria de Pesquisa da USP.

Durante os 5 anos, mantem suas atividades dentro do objetivo principal na contribuição para o fortalecimento da Educação superior no Brasil promovendo o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em temas de interesse comum com a Europa, na prospecção ativa para manter conectados grupos de pesquisas do Brasil e da Europa no incentivo para realização de projeto de pesquisa de excelência com colaboração internacional para agregar valor e aportar uma contribuição relevante para enfrentamento dos desafios de desenvolvimento do Brasil e melhorar as políticas e programas nacionais.