Parceria apoia iniciativas em áreas de interesse comum com Governo Federal, incluindo Ciência e Tecnologia

Uma iniciativa do Ministério das Comunicações para desenvolvimento da quinta geração da telefonia móvel, o 5G, foi selecionada no Projeto Apoio aos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil. 
 
A parceria apoia iniciativas do Governo Federal em mais de 20 áreas de interesse comum, entre elas ciência e tecnologia. O objetivo é promover a troca de informações e contribuir para o progresso e o aprofundamento da parceria estratégica e das relações bilaterais.
 
Especialistas e pesquisadores brasileiros, entre os quais está o IBE-USP acompanharão na Europa o desenvolvimento do 5G. Em seguida, especialistas europeus virão ao Brasil para cooperar com o trabalho feito aqui. A previsão é de que a ida dos especialistas brasileiros aconteça entre setembro e novembro. Já a missão europeia no Brasil deve acontecer no primeiro semestre de 2016.
A tecnologia 5G ainda não tem padrões definidos, a previsão é de que a nova tecnologia só deverá estar disponível por volta de 2020, mas Coreia do Sul já planeja lançar uma rede de quinta geração em 2017. A expectativa dos pesquisadores é de que o 5G ajude a impulsionar, principalmente, a internet das coisas (IoT) nos próximos anos.