O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) será tema de duas edições do programa Diálogos, exibido pela TV Unesp em Bauru e pelo site www.tv.unesp.br. O programa da Unesp, que é uma das oito universidades brasileiras parceiras do IBE, discute assuntos que são foco de pesquisas de ponta no País e no mundo.

A primeira edição vai ao ar nesta quinta-feira (5 de setembro), às 18 horas, com uma entrevista de 30 minutos com o coordenador-geral do IBE, professor Moacyr Martucci Jr., e a assistente administrativa Cecília Matsumura. Com apresentação da jornalista Mayra Ferreira, a entrevista vai abordar os principais objetivos e ações do IBE ao longo destes três anos de funcionamento.

O segundo programa será exibido na semana seguinte, no dia 12 de setembro, com a participação de Ana Lúcia dos Anjos Ferreira, que é professora da Faculdade de Medicina da Unesp e coordenadora da área de diálogos dentro da área de Saúde e Biologia do IBE. Ela vai detalhar o projeto Cinética do Envelhecimento, conduzido pelo IBE. Intitulada Identification of clinic, molecular and biochemical biomarkers and mechanisms of ageing: A chronological study, a iniciativa visa investigar os fatores determinantes do envelhecimento.

Além das entrevistas, a TV Unesp passa a exibir este mês em sua programação pílulas com informações sobre o IBE e suas áreas temáticas, que são: Ciências Sociais, Humanidades e Artes; Saúde e Biologia; Ciências; Políticas e Tecnologia. As pílulas têm duração aproximada de 15 segundos.

O programa Diálogos vai ao ar toda quinta-feira, às 18 horas, no canal 45 UHF e 32 NET, e no site http://www.tv.unesp.br/.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do IBE)