O projeto do consórcio Resga (Promoção da Geração Renovável de Eletricidade na América do Sul) organiza a Conferência Internacional Resga 2014, que será um fórum para a apresenção de avanços tecnológicos e resultados de pesquisas, reunindo pesquisadores em Energias Renováveis e Sustentabilidade. A iniciativa é organizada como evento do “Ano Alemanha + Brasil 2013-2014” e será realizada em Florianópolis (SC) de 6 a 8 de maio de 2014.

As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas. Para autores as inscrições vão até 3 de novembro deste ano e, para ouvintes, até 12 de abril de 2014. Resumos que serão apresentados no evento podem ser submetidos até 30 de setembro deste ano. Já os artigos serão aceitos até 30 de novembro.

A Conferência Internacional irá abordar temas como “Energias Renováveis, Geração de Energia Elétrica Renovável e Eficiência Energética”; “Desenvolvimento Sustentável e Meio-Ambiente” e “Arquitetura Bioclimática e Tecnologias Ambientais”.

Sobre o Resga 2014

O Regsa 2014 reunirá pesquisadores em Energia Renovável e Sustentabilidade oriundos de todas as partes do mundo. O programa é custeado pelo "Thematic Programme for Environment and Sustainable Management of Natural Resources, including Energy" (Programa temático para o meio-ambiente e gerenciamento sustentável de recursos naturais, inclusive energia) e financiado pela União Europeia.

O projeto objetiva principalmente possibilitar às universidades de todo o mundo a oportunidade de apresentarem os seus trabalhos relacionados aos temas do evento; promover o intercâmbio de informações, ideias e experiências adquiridas na execução de projetos; discutir abordagens metodológicas e projetos que visam integrar o tema da energia sustentável e renovável no apoio a projetos e na implementação de planos de ação de energias renováveis em comunidades e áreas rurais; e a publicação do livro com os artigos selecionados apresentados na conferência.

Sobre o desenvolvimento sustentável

O desenvolvimento sustentável consiste no processo de transformação no qual a exploração de recursos, o direcionamento de investimentos e a orientação do desenvolvimento tecnológico devem ser atingidos por meio de atividades ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversificadas.

O acesso à energia elétrica tem um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico e, em especial, na redução da pobreza. A produção e o uso local de energia renovável oferecem um potencial relevante para o desenvolvimento econômico local, além de diversos benefícios ambientais.

Informações adicionais estão disponíveis no site da Conferência: www.unisul.br/regsa ou http://criativeidea.com/ibe/oldibe/images/PDF/regsa1.pdf