Organizada pelo Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), será realizada no dia 14 de maio, em São Paulo, sessão de informação sobre a Euraxess Links Brasil com o tema “O Espaço Europeu de Pesquisa: Oportunidades de Colaboração Brasil – União Europeia e Mobilidade de Pesquisadores”. A Euraxess Links é o braço internacional de Euraxess – Researchers in Motion (http://ec.europa.eu/euraxess/) e está voltada à mobilidade dos pesquisadores. A rede fornece informações e serviços de suporte para aqueles que pretendem prosseguir suas carreiras na Europa.

O evento ocorrerá na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), das 14 às 16 horas, e contará com a participação da Dra. Anna Karaoglou, responsável pela iniciativa Euraxess na Direção Geral da Pesquisa e da Inovação, além do professor Marco Antonio Zago, Pró Reitor de Pesquisa da USP, e do Prof. Moacyr Martucci Jr., coordenador geral do IBE.

Sobre a Euraxess Links

A Euraxess Links é uma rede de adesão gratuita voltada à mobilidade de pesquisadores e ao desenvolvimento das suas carreiras. Depois de experiências bem-sucedidas em Estados Unidos, Japão, China, Índia e países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), a Direção-geral de pesquisa e inovação da Comissão Europeia acaba de estender a rede ao Brasil.

Um dos objetivos de EURAXESS Links Brasil é ajudar os pesquisadores europeus que trabalham no Brasil a manter o contato entre si e com a Europa. A rede é também aberta aos pesquisadores, cientistas e alunos brasileiros, e visa promover a cooperação científica entre Europa e Brasil e reforçar a Europa como um destino de excelência na investigação científica.

A Euraxess Links Brasil informará seus membros sobre colaborações em investigações transnacionais e oportunidades de fazer pesquisa na Europa, assim como sobre financiamentos e políticas de pesquisa europeias. Para isso, oferecerá uma plataforma interativa na internet (https://europa.eu/sinapse/directaccess/euraxess_brazil/), publicará uma newsletter com as notícias mais relevantes sobre o tema e organizará eventos regulares de networking.

Sessão de Informação – Programação

São Paulo, 14 de Maio de 2013

14:30 – 14:35 Prof. Marco Antonio Zago, Pró Reitor de Pesquisa, USP, Abertura e Boas Vindas

14:35 – 14:45 Prof. Moacyr Martucci Jr., coordenador geral do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE)