Com o apoio do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), o Euraxess Links Brasil foi apresentado em São Paulo no último dia 14 de maio com as presenças do coordenador-geral do IBE, professor Moacyr Martucci Jr, e dos representantes da Euraxess Links no País, Charlotte Grawitz e Paulo Lopes. O evento ocorreu na Universidade de São Paulo e teve como tema O Espaço Europeu de Pesquisa: Oportunidades de Colaboração Brasil-União Europeia e Mobilidade de Pesquisadores. Já o lançamento oficial da iniciativa ocorreu em 10 de maio, em Brasília, durante a Semana da Europa 2013, com a participação do CNPq e da Delbra.

O Euraxess Links é uma ação da Comissão Europeia que fornece acesso a uma ampla gama de informações e serviços de suporte, assim como oportunidades de networking para pesquisadores europeus e não-europeus que almejam realizar pesquisa na Europa. Já está estabelecido nos EUA, Japão, China, Índia e em quatro países da região do Sudoeste Asiático: Cingapura, Indonésia, Malásia e Tailândia.

No evento em São Paulo, o IBE foi apresentado ao início destacando seu papel de catalisador de atividades como esta, na qual há intenso incentivo ao desenvolvimento do conhecimento colaborativo. Em seguida, Paulo Lopes apresentou o framework legal das relações entre Brasil e Europa, o cenário da cooperação acadêmica internacional e específica e deu destaque ao FP7 (2007-2013), Horizon 2020 (2014-2020), European Research Council (ERC) e Diálogos Setoriais EU-Brasil, como também a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (2012-2015) e o Ciência Sem Fronteiras.

Ao final, Charlotte Grawitz ressaltou o Euraxess Links enquanto estratégia fundamental à aceleração do estabelecimento de um mercado europeu de pesquisa livre, competitivo e atraente para os pesquisadores de todas as nacionalidades e disciplinas, apoiando a “circulação de talentos” a nível europeu e mundial. Também abordou diversas facilidades oferecidas, tais como o fornecimento de informações sobre pesquisa na Europa, política europeia de pesquisa, oportunidades de financiamento e de fazer pesquisa na Europa, assim como colaborações internacionais e mobilidade transnacional.

Mais informações podem ser encontradas no site http://ec.europa.eu/euraxess/links/brazil ou requisitadas pelo email brazil@euraxess.net.