A Universidade do Porto é considerada a maior instituição de ensino e pesquisa em Portugal, com cerca de 32 mil estudantes (5744 de Mestrado e 3609 de Doutorado) em todas as áreas de conhecimento. Uma das 7 associadas ao Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), ela aposta na mobilidade dos estudantes como um dos principais vetores de sua estratégia de internacionalização. Se interessou? Saiba mais sobre os programas aos quais os estudantes brasileiros têm acesso e como se candidatar!

Programas de mobilidade

Todos os anos um grande número de estudantes, professores e pesquisadores entram e saem da universidade no âmbito de programas e acordos de cooperação. São três os programas aos quais os estudantes brasileiros podem ingressar na U.Porto:

Erasmus Mundus

Acordos América Latina

Ciência Sem Fronteiras

Bolsas de estudos

Em relação às bolsas de estudos, a U.Porto não contempla na sua estrutura organizativa a possibilidade de atribuição de bolsas de estudo, quer a estudantes de Portugal ou a estrangeiros. Contudo, cada candidato pode pesquisar oportunidades de bolsas que sejam concedidas pela universidade de origem, governo e agências de financiamento do seu país.

No caso do Brasil, seguem abaixo algumas oportunidades de financiamento:

Ciência Sem Fronteiras – graduação sanduíche

Ciência Sem Fronteiras – doutorado sanduíche/doutorado pleno

Pós-Doutorado

Ciência Sem Fronteiras – pós-doutorado

Procedimentos de Candidatura

A Universidade do Porto criou um novo procedimento de Candidatura para os estudantes estrangeiros que pretendem cumprir um período de mobilidade na U.Porto. Todas as candidaturas deverão ser submetidas online, e consequentemente, não será necessário o envio de documentos e formulários em papel.

Para concorrer a um período de estudos, o estudante deverá preencher o Formulário de Candidatura On-line apoiado pelo Manual de Candidatura On-line.

Para preencher o Formulário de forma rápida e eficiente, aconselhamos todos os estudantes a organizarem previamente o programa de estudos e toda a documentação necessária, com o responsável pela mobilidade na universidade de origem. O Formulário de Candidatura deverá ser preenchido e submetido online.

Finalmente, o estudante deverá imprimir o documento para recolhimento das assinaturas, a sua e a dos Coordenadores de Mobilidade na Universidade de Origem, carimbar e, juntamente com o Histórico Escolar, fazer o upload no sistema. A submissão do formulário de candidatura online não garante uma vaga de estudante de mobilidade na U.Porto. Os estudantes estrangeiros de mobilidade só serão oficialmente aceitos após confirmação através de Carta de Aceitação emitida pela Universidade do Porto.

As candidaturas originais para o ano letivo 2013/2014 deverão ser submetidas no módulo online de acordo com os seguintes prazos, consoante o período de estudos a realizar:até 15 de junho: para mobilidades a iniciar no 1º semestre/ano académico (ver informação sobre duração do ano académico); até 30 de novembro: para mobilidades a iniciar no 2º semestre.

Pacote informativo

A pedido do IBE a U.Porto preparou um Pacote Informativo detalhado para os estudantes brasileiros e pesquisadores que querem ir para Portugal. No link o leitor encontrará informações sobre a estrutura da universidade, sua posição em rankings internacionais e formas de acolhimento (como chegar, custo de vida, clima, seguros, alojamento, refeitórios, dentre outros temas).

Clique aqui para obter as informações http://criativeidea.com/ibe/oldibe/images/PDF/UPortoIBEPacote%20informativo2013