O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) abre na próxima quarta-feira (6 de março), às 19 horas, seu 2º Congresso Anual, que este ano tem o tema “Avançando na inclusão”. O evento vai reunir durante os três dias renomados estudiosos do Brasil e da Europa que terão o desafio de responder a questão “Como fazer avançar a inclusão em um mundo que cria excluídos?”. A embaixadora da União Europeia no Brasil, Ana Paula Zacarias, confirmou presença no evento e participará do painel que vai discutir a exclusão econômica. A programação completa está disponsível logo abaixo e no site.

Ao todo serão cinco mesas de debate com os seguintes temas: Perspectivas de Inclusão, Exclusão/Acesso à Informação, Exclusão/Inclusão Econômica, Exclusão/Inclusão Social e a Amazônia – este último será complementado por uma exposição fotográfica de jovens paraenses.

Entre os nomes confirmados para o evento estão Tullo Vigevani, professor da Unesp nas áreas de Ciências Políticas e Relações Internacionais; Roberto Vecchi, doutor em Estudos Portugueses e Brasileiros e professor de Literatura Portuguesa e Brasileira na Universidade de Bolonha (Itália) e Kabengele Munanga, do Movimento Negro.

Encontro de estudiosos

O coordenador do Congresso acredita que o 2º Congresso do IBE será uma oportunidade para que todas as universidades parceiras, associadas e afiliadas ao IBE troquem impressões e contribuam com propostas para minimizar a exclusão. “O IBE é uma iniciativa louvável da União Europeia. Ao fazer este Congresso estamos buscando resgatar o compromisso de intercâmbio de conhecimento que nasceu com as universidades”.

Sobre o tema principal do Congresso, “Avançando na inclusão”, Flávio Nassar avalia que é importante ao buscar soluções para a exclusão de forma crtíca. “A exclusão social é um desafio da nossa civilização cristã-ocidental, que nasceu e fundou-se na utopia de que todos são iguais. Contrariamente a essa utopia, vemos que a exclusão é uma realidade cotidiana”, observa. “Nesse momento de grandes avanços tecnológicos, além de não ter resolvido os problemas da exclusão, estamos agora criando novos excluídos. O Congresso quer discutir isso e pensar alternativas para mitigar a exclusão”, afirma.

Serviço:

2º Congresso Anual do Instituto Brasil Europa (IBE)

Local: Centro de Eventos Benedito Nunes, Câmpus Belém da UFPA.

Data: entre 6 e 8 de março

Mais informações podem ser obtidas no site http://congressoanualibe.com.br/.

Primeiro dia (06/03/2013)

19h às 20h

Coordenador do congresso anual – Prof. Flavio Nassar, UFPA

Coordenador do projeto do IBE – Prof. Moacyr Martucci – USP

Embaixadora da União Europeia no Brasil – Ana Paula Zacarias

Reitor da UFPA – Carlos Edilson de Almeida Maneschy

20h às 21h

Conferência de abertura: convidado especial: Prof. Clélio Campolina Diniz (Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais)

Tema: Globalização e a Amazônia: exclusão ou inclusão?

Segundo dia (07/03/2013)

08:30h/10:30h

Mesa 1 – Perspectivas de inclusão

Descrição da mesa: Objetivo da mesa de discussão: apresentar diferentes cenários que se colocam no ambiente da crise mundial para a inclusão dos excluídos e dos novos excluídos criados pela própria crise.

-Emanuel Matos (UFPA);

-Cássio Pereira (IPAM);

-Mário Ribeiro (UFPA).

10:30h/ 11:00h

Coffee Break

11h/13h

Mesa 2 – Exclusão/Acesso à informação

Descrição da mesa: Na era das redes sociais e da banalização do uso da internet, muitos segmentos da sociedade permanecem excluídos do direito à informação. O objetivo da mesa é avaliar a importância de políticas publicas que favoreçam o acesso a informação, além de discutir o direito de propriedade na rede e softwares livres.

-Anaíza Gaspar (IBICT);

-Augusto Albuquerque (Delegação da União Europeia no Brasil);

-Luiz Otávio Pimentel (UFSC);

-Alexandre Pacheco da Silva (FGV).

13:00h/ 14:30h

Almoço

15h/17h

Mesa 3 – Exclusão-inclusão econômica

Descrição da mesa: Discutir os resultados das politicas de distribuição de renda do governo brasileiro na última década através do aumento real do salário mínimo, do programa fome zero e dos diversos programas de bolsas: família, escola, etc. Discutir experiências de desenvolvimento regional como formas de inclusão econômica e social.

– Ana Paula Zacarias (embaixadora)

– Jorge Castro (IPEA);

-Tullo Vigevani (UNESP);

-David Carvalho (UFPA)

Encerramento do dia.

Terceiro dia (08/03/2013)

09:00h/11:30h

Mesa 4 – Exclusão-inclusão social

Descrição da mesa: Analisar vários aspectos da exclusão social: étnica, etária, social e cultural, buscando entender os fatores geradores destes processos e assim propor políticas públicas mitigatórias.

-Amélia Camarano (IPEA);

-Alexandra Lopes (Universidade do Porto);

-Roberto Vecchi (Università di Bologna);

-Kabengele Munanga (Movimento Negro).

11:30h/13:00h

Almoço

13:00h/15:30h

Mesa 5 – O mundo fala da Amazônia e a Amazônia fala para o mundo

Descrição da mesa: Esta mesa pretende ser uma oportunidade para que pesquisadores e agentes políticos e culturais das causas amazônicas possam combater o discurso estereotipado, que tanto a imprensa como a academia costumam ter sobre a região, normalmente vista como patrimônio natural em destruição, desconsiderando que a região abriga atualmente uma população de 24 milhões de pessoas, sendo 80% nas cidades e que há 500 anos é palco de encontros e conflitos de grupos humanos. Este painel será complementado por uma exposição fotográfica de jovens fotógrafos paraenses.

-Noé Carlos Barbosa Von Atzingen (Fundação Casa da Cultura de Marabá);

-Flávio Sidrim Nassar (UFPA).

15:30h/16:00h

Encerramento Prof. Flavio Nassar – Universidade Federal do Pará

Prof. Moacyr Martucci – Coordenador do IBE/Universidade de São Paulo.

(Fonte: Assessoria de Comunicação do IBE)(Fonte: Assessoria de Comunicação do IBE)