O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) confirmou a adesão de duas novas universidades da Europa ao projeto, que tem financiamento da Comissão Europeia para promover o diálogo entre o Brasil e países da União Europeia. A École des Hautes Études en Sciences, da França, e a Universitá degli Studi di Roma “Tor Vergata”, da Itália, foram aprovadas este mês pelo Conselho Consultivo Estratégico do IBE.

De acordo com o coordenador-geral do IBE, Moacyr Martucci, a admissão deveu-se ao papel importante que as universidades desempenham no contexto internacional, além da compreensão dos múltiplos benefícios que estas parcerias poderão trazer ao Brasil e à Europa no quadro de cooperação, mais especificamente no que se refere às atividades de pesquisa e de ensino.

Em seu pedido de filiação, a École des Hautes Études en Sciences mostrou-se disposta a contribuir no campo das Ciências Sociais, em especial nas atividades de ensino e pesquisa. Trata-se de uma das instituições mais prestigiadas de ensino superior na França, com 280 professores catedráticos. O IBE foi apresentado à EHESS durante visita a Paris em meados de 2012 (veja foto), com as presenças de Moacyr Martucci (USP) e do vice-coordenador do IBE, Edgard Salvatori De Decca (Unicamp).

A Universitá degli Studi di Roma “Tor Vergata”, situada no Sudoeste de Roma, por sua vez, é uma das maiores instituições de pesquisa da Itália, com papel importante nas atividades de intercâmbio de tecnologia e cooperação com organizações públicas e privadas. Ela oferece cursos em seis áreas de conhecimento (Humanas, Medicina, Engenharia, Ciências, Economia e Direito) a mais de 40 mil alunos.