Entre as 134 universidades públicas avaliadas pelo Índice Geral dos Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), quatro integrantes do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) receberam nota 5, o conceito máximo. Conquistaram a nota as parceiras Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a associada Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A avaliação anual dos cursos e das insitutições de ensino superior brasileiras referente a 2011 foi divulgada na quinta-feira (6 de novembro). Foram avaliados 8.665 cursos que compõem as notas de 1.387 universidades, faculdades e centros universitários.

O IGC é um índice que avalia cursos de graduação e pós-graduação (mestrados e doutorados), utilizando para isso a média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), na graduação, e da nota da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na pós-graduação. Em 2011 foram avaliados cursos das áreas de ciências exatas, licenciaturas, além de cursos dos eixos tecnológicos de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produção industrial.

Cada área do conhecimento é avaliada pelo IGC de três em três anos. Segundo dados do IGC, 27% dos cursos não alcançaram desempenho suficiente de acordo com os parâmetros do MEC e tiveram notas 1 e 2. A nota mínima da instituição para participar de políticas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é 3. Caso não alcance a meta, a instituição pode ser punida.

Graduação

Além do IGC, também foi divulgado o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia exclusivamente cursos de graduação. O índice considerou 4.403 universidades – sendo 2.642 públicas e 1.761 privadas – além de 2.245 faculdades e 928 centros universitários. Atualmente, 53,9% das matrículas do ensino superior estão nas universidades, 30,9% nas faculdades e 13,7% nos centros universitários.

O CPC avalia o rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente. A nota considera, por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), o desempenho dos estudantes, representando 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa 15% do total, já dedicação integral e doutores representam 7,5% cada.

(Fonte: Assessoria de imprensa do IBE com Agência Brasil)