O Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento é promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em parceria com instituições das áreas de educação e ciência. A data é comemorada pela organização com a realização anual de concurso de trabalhos escritos, desenhos para estudantes e atividades voltadas a autoridades, pesquisadores, cientistas, professores, estudantes e membros da comunidade.

Em comemoração ao dia mundial e ao Ano Internacional de Energia Sustentável para Todos, foi instituído concurso pelo qual os participantes foram desafiados a responder à pergunta: "Qual a melhor fonte de energia para o nosso futuro?" Além da publicação, em livro, dos dez melhores trabalhos e desenhos, seus autores – estudantes, professores-orientadores e escolas – receberão um certificado e uma coleção de publicações na área de ciências.

Os alunos e professores responsáveis pelos dez melhores trabalhos escritos e pelos dez melhores desenhos do concurso de 2012 serão premiados em cerimônia, às 9 horas de segunda-feira (12), no anfiteatro do curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade de São Paulo (USP). A premiação contará com a participação de Sieglinde Gruber, Chefe da Unidade de Cooperação Internacional em Pesquisa e Inovação para as Américas da Comissão Europeia e com as palestras de Piero Venturi da Delegação da União Europeia, Philip Yang da Petra Energia e Roseli de Deus Lopes da própria USP.

A cerimônia é aberta aos familiares e amigos dos premiados. Durante a mesma, será lançado o livro contendo as melhores obras do Concurso e serão revelados os alunos e professores classificados em 1º, 2º e 3º lugares. A programação do Dia Mundial da Ciência no Brasil é realizada pela Unesco com a União Europeia, o MCTI, o Ministério da Educação (MEC), a SBPC e a Comissão Permanente de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado. Tem como apoiadores a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI), a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C,T&I (Consecti), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Instituto Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque.

Leia mais no site da Unesco

(Fonte: Denise Coelho – Ascom do MCTI, com informações da Casa Ciência, da UNESCO e da União Europeia)