A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), parceira do Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), participou entre os dias 1º e 3 de novembro em Temuco, no Chile, de encontro que deu início ao Programa Erasmus Mundus LINDO, que oferecerá bolsas a estudantes, professores e técnicos de países latino-americanos que queiram frequentar uma das sete universidades europeias que compõem a iniciativa.

A Comunidade Europeia selecionou 13 universidades latino-americanas para o projeto, sendo três delas brasileiras: a UFSC, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)- esta última afiliada ao IBE. Na oportunidade a UFSC foi eleita ainda para representar a América Latina, juntamente com universidades de cinco outros países, no Comitê que selecionará os candidatos às bolsas.

O encontro teve a presença de mais de 20 representantes de instituições de ensino superior de diferentes países latino-americanos e da Europa, que se reuniram na Universidad de La Frontera para discutir os alcances do projeto que atingirá países como Brasil, Cuba, Chile, Bolívia, Equador, Paraguai, Peru, Espanha, Portugal, Itália, Holanda, Bélgica e Suécia. O Erasmus Mundus LINDO vai destinar mais de 3 milhões de euros para financiar 145 bolsas.

Mais informações: http://www5.uva.es/munduslindo/

(Assessoria de imprensa do IBE, com informações BioBioChile e da UFSC)