O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) promoveu no último dia 17 de setembro o 1º Workshop Europeu da Área de Políticas, na sede da École Nationale D´Administration (ENA), em Paris, na França. Com o propósito de compartilhar propostas de pesquisa na área de políticas e estabelecer um canal de diálogo entre as instituições participantes, o encontrou reuniu representantes de universidades brasileiras (UFMG e UFSC), da ENA, da Brunel University e da Università Degli Studi di Roma La Sapienza.

De acordo com Vera Regina França, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora de políticas do IBE-Brasil, o workshop foi um importante mecanismo para fortalecer a interação entre os países associados ao projeto. “A partir deste primeiro contato a ideia é desdobrar o intercâmbio entre as instituições e consolidar grupos de pesquisa conjuntos”, explicou.

No evento, o professor Ricardo Fabriano Mendonça, também coordenador da área de políticas do IBE-Brasil, fez uma apresentação das agendas de pesquisa das instituições brasileiras nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade; Democracia e Governança. Ao todo foram exibidas doze propostas de pesquisas de grupos da UFMG, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade de São Paulo (USP).

Representando a ENA, o diretor adjunto de formação Fabrice Larat falou sobre as pesquisas realizadas na instituição e salientou interesse em cinco eixos temáticos de natureza aplicada: o papel da ética profissional da administração pública; o impacto da cooperação transnacional nas atividades de servidores públicos; a igualdade de acesso às carreiras de serviço público; a reforma do Estado e da administração e a avaliação do impacto de políticas. Também pela ENA, a professora Hélène Mazeran, responsável pela cooperação da ENA com as Américas, mencionou as atividades de cooperação já estabelecidas com as instituições brasileiras.

Cooperação

Representando a Brunel University, o professor Justin Fisher, da Brunel expôs possibilidades de cooperação no Departamento de Ciência Política em torno de questões como Good Governance; Accountability; Intelligence and Security; War and Conflict. A última apresentação foi realizada pelo professor Roberto Gritti, de La Sapienza, que destacou quatro áreas de interesse: Politics and Identity in a globalized world, the role of religions; Religions in a globalized world, the role of communication; the link communication/political phenomena; Italian Politics in transition.

O evento teve a participação de quatro representantes brasileiros do IBE – os professores Vera Regina França e Ricardo Fabrino Mendonça, Ana Maria Gomes (coordenadora de Extensão do IBE-Brasil) e Paula Lovato (UFSC) -, da ENA – Fabrice Larat (Directeur-adjoint de la formation à l’ENA), Véronique Charléty (Chef du service Gouvernance européenne), Emmanuel Vergne (Chef de la cellule multilatérale), Cristina Mendes (Adjointe au chef de la cellule multilatérale) e Hélène Mazeran (Chef du Département Amériques) -, de Brunel – Justin Fisher (Professor of Political Science Politics and History) e de La Sapienza – Roberto Gritti (Professore associato della Facoltà di Scienze della Comunicazione).

A atividade em Paris foi realizada após o 2º Workshop Nacional da Área de Políticas, realizado em em 4 de setembro na UFMG, que reuniu representantes da própria instituição, Universidade de Campinas (Unicamp), UFSC, USP e Universidade Federal de Goiás (UFG). Na data, os participantes discutiram, entre outros temas, as propostas de projetos que foram posteriormente apresentadas no workshop em Paris.