O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) promove entre os dias 8 e 10 de outubro, na Universidade de São Paulo (USP), a 8ª Reunião do Comitê Diretivo. Na pauta estão discussões sobre o desenho do projeto do IBE, planejamento de novas ações e a prestação de contas dos trabalhos. A abertura será feita pelo coordenador geral do IBE, professor Moacyr Martucci Jr. (USP), às 10 horas.
 
A primeira atividade será a eleição de um relator dentro do Grupo de Trabalho que definirá o novo Quadro Lógico, seguida da apresentação do especialista MQL, Luciano Padrão, e de sessão conceitual sobre a Abordagem Marco Lógico (Logical Framework Aproach), com ênfase em componentes do Quadro Lógico. À tarde haverá sessão analítica sobre concepção e desenho do projeto com vistas à redefinição preliminar de resultados e indicadores apresentados em seu Quadro Lógico.
 
A manhã do segundo dia da reunião será tomada por mais uma sessão analítica do projeto. À tarde a professora Maria Ines Santoro, vice coordenadora e representante da USP, dará as boas vindas aos integrantes do IBE, dando início às pautas da reunião. Logo depois serão aprovadas as notas da 7ª Reunião do Comitê Diretivo, que foi realizada em junho deste ano em Campinas.
 
As atividades seguem com informes do coordenador Moacyr Martucci Jr, o detalhamento do relatório de monitoria com parceiros e representantes da Comissão Europeia, o relatório intercalar e balanço financeiro pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp). No momento do balanço haverá visita do Conselho Financeiro da Comissão Europeia à USP, além de abordagem sobre remanejamento financeiro e auditoria financeira. O dia termina com explanações sobre a parte administrativa e agenda de atividades para 2012/2013, com Cecília Matsumura.
 
Para o último dia do encontro estão previstos o relato de atividade do 3º trimestre deste ano (julho/2012 a setembro/2012) e planejamento do 4º trimestre (outubro/2012 a dezembro/2012), divididos em cinco classes de atividades coordenadas pela USP, Unicamp, UFSC e UFMG. Entre os temas que serão abordados estão o plano de comunicação e a definição sobre o Congresso Anual do IBE.
 
A programação continua à tarde com apresentação e discussão do Novo Quadro Lógico pelo relator, seguida de rodada de discussão com participação de um convidado e conclusão de Lindalva Canaan, da Secretaria do Congresso 2012 e representante da UFPA. A reunião do Comitê Diretivo termina às 17 horas, após a palavra final aos parceiros.