Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) participou na última quinta-feira, 12, do workshop “Planejamento e gestão de projetos internacionais”, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo. A proposta foi divulgar metodologias mais comuns recomendadas pelas agências de cooperação internacional para a preparação e implementação de projetos de médio e grande porte, que variam entre 500 mil e dois milhões de dólares.

Durante o evento os pesquisadores assistiram a palestras sobre as metodologias mais comuns. Em seguida eles tiveram a oportunidade de fazer um exercício prático de aplicação, com a elaboração do documento de síntese e do pedido de subvenção completo, incluindo o quadro lógico e orçamento.

Na oportunidade, o IBE foi apresentado e deixou o site à disposição para consultas de suas atividades e do relacionamento Brasil Europa. A criação do IBE tem servido de modelo, pois o instituto tem como objetivo promover o desenvolvimento do ensino e da pesquisa em temas onde a experiência europeia possa agregar valor e aportar uma contribuição relevante para enfrentar os desafios de desenvolvimento do Brasil e melhorar as políticas e programas nacionais correspondentes.

Faça donwload do material apresentado no workshop: