Unesp foi anfitriã da 6a. Reunião do Comitê Diretivo e 3a. Reunião do Comitê de Assessoramento Estratégico do IBE realizadas em março deste ano

O Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE), realiza nos dias 11 e 12 de junho, em Campinas (SP), a 7a Reunião de seu Comitê Diretivo e a 4a Reunião de seu Comitê de Assessoramento Estratégico. A universidade anfitriã dos dois eventos será a Unicamp. A abertura do primeiro dia de reunião será feita pelo coordenador geral do IBE, professor Moacyr Martucci Jr. (USP). O professor Edgar Salvatori De Decca dará as boas-vindas aos participantes nos dois dias de trabalho.

A primeira pauta do encontro será a aprovação da nota da 6a Reunião do Comitê Diretivo, realizada na Unesp, no mês de março. Entre os temas do primeiro dia de reunião estão informes gerais; balanço financeiro do IBE; monitoria; relatos de atividades do 2o. trimestre de cada uma das cinco classes de atividades, além do planejamento do 3o. trimestre. O professor Flávio Nassar, da Universidade Federal do Pará (UFPA) ficou responsável pela Rodada de Discussão da tarde. O palestrante será o professor Pedro Paulo Funari, coordenador do Núcleo de Estudos Estratégicos da Unicamp.

O segundo dia de trabalhos será destinado à 4a Reunião de Assessoramento Estratégico, que será aberta pelo professor Tomas Owens. A primeira pauta é a eleição do presidente e vice-presidente do Comitê de Assessoramento. Em seguida será feita a aprovação formal da ata da 3a reunião. Os outros temas são: informações do presidente Tomas Owens; reuniões na Europa em janeiro; apresentação e análise de novas universidades afiliadas e apresentação das ações das universidades afiliadas e associadas.

O período da tarde terá início com apresentação das ações de 2012 e Planejamento para 2013. Será feito um relato dos coordenadores das cinco áreas de conhecimento: Humanidades e Artes; Saúde e Biologia; Tecnologia;Políticas e Ciências. Em seguida, os coordenadores de cada uma das cinco classes de atividades vão apresentar resultados. São elas: Estruturação e Operação (1); Diálogo (2); Acadêmicas (3); Pesquisas (4) e Extensão à Comunidade (5).