Parceria foi selada no I Encontro Acadêmico-Científico São Paulo-Bavária.

Com a mensagem de boas-vindas proferidas pelo professor doutor Marco Antonio Zago, pró-reitor de Pesquisa da USP, foi aberto, na última quinta, 22, o 1º Encontro Acadêmico-Científico São Paulo-Bavária. Dentro da programação do evento, o Instituto de Estudos Brasil Europa (IBE) foi apresentado à delegação Bávara pelo professor doutor Moacyr Martucci Jr., titular da Escola Politécnica (USP) e coordenador-geral do Instituto.
Na oportunidade, foi anunciado e assinado um acordo de parceria e apoio entre o IBE  e o Centro Universitário da Bavária para a América Latina (BAYLAT). Assinaram o professor Moacyr Martucci Jr. e a Dra.Jur.Irma de Melo Reiners,  diretora executiva da Bayerisches Hochschulentrum Fur Lateinamerika.
O encontro fez parte de uma visita da delegação alemã ao Brasil, que começou no último dia 9 e teve o objetivo de promover o contato entre representantes de instituições de ensino superior e pesquisa dos dois “Estados Irmãos”. A apresentação do IBE e toda a programação da manhã foram transmitidas via IPTV, o que facilitou o acesso dos parceiros que não puderam comparecer.
A mesa foi composta pelo professor doutor Wolfgang Heubisch MdL, secretário da Ciência, Pesquisa e Artes do Estado da Bavária; Sr. Ralf Heinkele, cônsul para Assuntos Culturais e Científicos da Alemanha; Dr.Jur.Irma de Melo – Reiners Diretora Executiva da Bayerisches Hochschulentrum Fur Lateinamerika (Baylat); professor Adnei Melges, vice-reitor de Relações Internacionais da USP e pelo professor Moacyr Martucci Jr. representando o IBE.
No encerramento do evento, foi promovido um momento denominado “get together”, considerado fundamental para integrar os participantes em uma conversa informal em suas áreas e temas específicos de interesse comum de ambos os Estados.

A opinião dos participantes

Prof. Marco Antonio Zago, pró-reitor de Pesquisa da USP
“É uma satisfação receber essa delegação. As tratativas para o estabelecimento de um acordo da Universidade de São Paulo (USP) com as Universidades Bávaras estão em andamento”
Ralf Heinkele, cônsul para Assuntos Culturais e Científicos da Alemanha