Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Comissão Europeia, anunciam o lançamento da Chamada Transnacional Conjunta Water4All 2022, destinada à segurança de recursos hídricos, no contexto da iniciativa European Water4All Partnership/Horizon Europe.

A chamada tem por objetivo apoiar projetos colaborativos de pesquisa e inovação para melhorar a segurança da água a longo prazo, com abordagem dos seguintes temas:

I – Resiliência, adaptação e mitigação a eventos hidroclimáticos extremos;

II – Ferramentas para gestão da água, no contexto de eventos hidroclimáticos extremos; e

III – Melhor governança da água, no contexto de eventos hidroclimáticos extremos e contextos internacionais.

Fomento

Participam desta Chamada Transnacional Conjunta, 34 instituições de 29 países e a Comissão Europeia. O orçamento total para a chamada é de cerca de 27 milhões de euros. No Brasil, o apoio será concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelas Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) que participam da chamada (vide listagem abaixo). Os projetos colaborativos de pesquisa e inovação aprovados terão duração de 3 anos.

Acesse a íntegra da Chamada Transnacional Conjunta Water4All 2022, no site da Water JPI: www.waterjpi.eu/joint-calls/joint-call-2022-water4all

– Acesse a plataforma da Water4All para busca de parceiros: clique aqui.

– Acesse a plataforma de submissão de propostas: clique aqui.

Cronograma

Lançamento da chamada: 1º de setembro de 2022;

Prazo para envio de pré-propostas: 31 de outubro de 2022;

Prazo para envio de propostas completas: 20 de março de 2023;

Previsão de início dos projetos aprovados: segundo semestre de 2023.

Mais informações acesse: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/cnpq-em-acao/confap-e-cnpq-apoiam-chamada-transnacional-destinada-a-seguranca-de-recursos-hidricos