O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), disponibilizaram nesta segunda-feira (29), o resultado da Chamada ERC-CONFAP-CNPq 2020.

Lançada em outubro do ano passado, a Chamada foi destinada a pesquisadores doutores vinculados a instituições de pesquisa brasileiras, para integrarem equipes de Pesquisadores Principais (ERC Grantees) com projetos financiados pelo Conselho Europeu de Pesquisa (European Research Council – ERC).

Ao todo, 545 projetos de pesquisa, multidisciplinares na fronteira do conhecimento, financiados pelo ERC, foram disponibilizados para cooperação e integração de pesquisadores brasileiros. Alguns desses projetos reorientaram suas pesquisas para priorizar a busca por soluções para os problemas causados em meio a pandemia da COVID-19.

Projetos aprovados

Os projetos aprovados devem possivelmente ter início a partir do primeiro semestre de 2022. As visitas poderão ser realizadas em um período contínuo ou divididas em visitas curtas, levando em consideração as restrições de cada país e instituições do grupo de pesquisa, em razão da pandemia de COVID-19. 

Ao todo, 28 projetos foram aprovados até o momento na Chamada, destes, 23 serão apoiados pelas *Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e 5 serão apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

* Propostas do Distrito Federal encontram-se em avaliação, sendo realizadas pela FAPDF. Os resultados serão publicados em uma segunda etapa, aqui.