Mariana Françozo vence grant ERC. Com essa concessão de 1,5 milhões de euros, a Dra. Françozo e sua equipe de pesquisa pesquisarão a transformação do conhecimento de diversos povos indígenas brasileiros em um corpo de conhecimento que se tornou parte do cânone acadêmico ocidental. O projeto BRASILIAE explorará como a ciência europeia é construída em contextos interculturais.

Historia Naturalis Brasiliae

O projeto leva como foco central o livro Historia Naturalis Brasiliae (HNB), publicado em 1648 por Piso e Marcgraf, durante o período da colônia holandesa no Brasil (1624-1654). O HNB é uma enciclopédia que reúne informações sobre o mundo natural, a linguística e a geografia do Brasil, como entendido e experimentado pelos povos indígenas, bem como pelos africanos escravizados. Com sua equipe de pesquisa, a Dra. Françozo perguntará como o conhecimento indígena foi apropriado e transformado em ciência europeia, enfocando a etnobotânica, etnozoologia e cultura material indígena.

Um importante aspecto inovador do projeto é que ele estuda uma fonte primária histórica tradicional – a HNB – completa tanto um ponto de vista histórico quanto uma perspectiva indígena contemporânea. Para isso, o projeto reúne uma equipe interdisciplinar, internacional e multicultural de especialistas que inclui antropólogos, historiadores, botânicos, zoologistas, linguistas e especialistas indígenas. Para saber mais acesse:  https://www.universiteitleiden.nl/en/news/2017/04/erc-starting-grant-for-mariana-de-campos-francozo