Para marcar o 60º aniversário da União Europeia, o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo promoveu no útimo dia 04 de maio um seminário sobre o tema “The New Europe”. Explorando assuntos de atualidade e temas de ciências políticas que direcionarão a Europa de hoje e amanhã, todos levando em conta a implicação para o Brasil e América Latina e o mundo. Excepcionalmente, este seminário reuniu-se as representações diplomáticas dos Estados-Membros da UE e da própria União Europeia como o Embaixador da União Europeia no Brasil Dr. João Gomes Cravinho.

No painel “A nova Europa e a Tendência Geopolítica”, participaram, Dr. Georg Witschel, Embaixador da Alemanha, Sr. Paulo Lopes Lourenço, cônsul Geral de Portugal e Sr. Brieuc Pont, Consul Geral da França .

No painel “A dimensão cultural e econômica da União Europeia após 60 anos” participaram o Embaixador da União Europeia no Brasil Dr. João Gomes Cravinho, Sra.Sharon Lennon, Cônsul geral da Irlanda, Sra.Pavla Havrlikova, Cônsul geral da República Tcheca e Sr.Ricardo Martinez Vasquez, Cônsul geral da Espanha.

O formato deste seminário combina a prática das negociações internacionais com a principal pesquisa multidisciplinar internacional, tudo numa única plataforma.