A União Europeia lançou na quinta-feira (17/09) as Chamadas European Green Deal, com investimento total de € 1 bilhão de euros para pesquisas e inovações que ofereçam soluções à crise climática e ajudem a proteger o ecossistema e a biodiversidade. As Chamadas são financiadas pelo projeto Horizonte 2020, e visam estimular a recuperação da Europa pós-pandemia, e transformar os desafios climáticos em oportunidades de inovação .

As Chamadas Green Deal se diferenciam em alguns aspectos importantes das chamadas anteriores do Horizonte 2020. Dada a urgência dos desafios que elas abordam, visam resultados claros e perceptíveis a curto e médio prazo, mas com uma perspectiva de mudança de longo prazo. Com menos ações, porém mais direcionadas, com foco na rápida escalabilidade e disseminação.

Espera-se que os projetos financiados no âmbito destas chamadas entreguem resultados com benefícios tangíveis em onze áreas:

Oito áreas temáticas que refletem os principais focos de trabalho do European Green Deal:

  1. Aumento da ambição climática;
  2. Energia limpa, acessível e segura;
  3. Indústria para uma economia limpa e renovável;
  4. Edifícios eficientes em energia e recursos;
  5. Mobilidade sustentável e inteligente;
  6. Da fazenda à mesa;
  7. Biodiversidade e ecossistemas;
  8. Poluição zero, e ambientes livres de tóxicos.

três áreas horizontais: 9.fortalecer o conhecimento; 10.empoderar os cidadãos; e 11.cooperação internacional, que oferecem uma perspectiva de longo prazo para alcançar as transformações estabelecidas no European Green Deal.

Assim, as chamadas incluem oportunidades de cooperação internacional também  no contexto do Acordo de Paris, bem como dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O prazo para inscrições é até 26 de janeiro de 2021, com projetos selecionados com início previsto para o segundo semestre de 2021.

O evento “Horizon 2020 Green Deal Call Info Day & Brokerage”, será realizado como parte da programação do evento virtual European Research & Innovation Days, que acontece entre os dias 22 a 24 de setembro de 2020.

Sobre o European Green Deal

As chamadas se inserem no contexto do Pacto Verde Europeu, ou European Green Deal, um plano da União Europeia para tornar a Europa o primeiro continente neutro para o clima até 2050, com uma economia sustentável e que se preocupa  com todos os cidadãos e as sociedades.

Para atingir essa meta para 2050, todos os setores da economia europeia devem:

– Investir em tecnologias ambientalmente corretas;

– Apoiar a indústria a inovar;

– Implantar formas mais limpas, baratas e saudáveis ​​de transporte público e privado;

– Descarbonizar o setor de energia;

– Garantir que os edifícios sejam mais eficientes em termos de energia;

– Trabalhar com parceiros internacionais para melhorar os padrões ambientais globais.

Participação de Pesquisadores e Entidades brasileiras

Para estas Chamadas, às participações de pesquisadores e entidades brasileiras, não receberão financiamento direto do programa Horizonte 2020. Mas é possível a participação brasileira por meio de consórcios/projetos com co-financiamento, desde que a coordenação do consórcio/projeto seja elegível para receber recursos do H2020.

As Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), podem eventualmente apoiar pesquisas dos seus respectivos Estados, para receberem projetos em parceria com consórcios constituídos no âmbito das Chamadas europeias.

Dentre as Chamadas do European Green Deal, o Confap destaca a Chamada que incentiva a participação de pesquisadores brasileiros para a busca de soluções de prevenção e combate de incêndios florestais extremos, com a integração e demonstração de meios inovadores (clique aqui).

– Para esclarecimentos de dúvidas exclusivas sobre a participação de pesquisadores e entidades brasileiras entre em contato com NCP Brasileiro (National Contact Point) pelo e-mail: mmartucc@usp.br

Para mais informações sobre as Chamadas European Green Deal:

Texto: https://confap.org.br/news/uniao-europeia-disponibiliza-chamadas-com-investimento-de-1-bi-de-euros-para-financiar-projetos-verdes-e-de-transformacao-digital/